Evento cancelado! E agora, José?

Quando a gente vê um comunicado daqueles bem bad vibes dizendo que o evento em que a gente ia foi cancelado, dá até um negócio no coração.

Em primeiro lugar, se você comprou, é porque estava afim de ir. Ainda mais se for um show daquele artista que você ama mais que batata frita e, que coisa, não vai ver mais.

Em segundo lugar, você pagou para ir ao evento que foi cancelado. Ou seja, seu dinheiro precioso foi gasto atoa. Opa, dinheiro gasto atoa?

Parece que não, hein. Você tem direito, sim, a receber reembolso do dinheiro pago no ingresso. O Código de Defesa do Consumidor está aí para isso. Você só precisa entender a lei para reivindicar.

A gente ajuda!

Cancelou, mas não ferrou

Não ferrou porque o Código de Defesa do Consumidor diz que um ingresso equivale a um contrato de prestação de serviço. A gente sabe bem que em qualquer contrato que se preze, os dois lados têm seus direitos e deveres.

Logo, o dever da organização do evento  é, nada mais, nada menos, que realizar o evento! Agora, se em vez de realizar, ela cancelar o dito cujo, descumpriu a parte dela.

Contrato descumprido significa seu dinheiro de volta. Entendeu? Ah, e um detalhe importante é que a organização precisa anunciar o cancelamento pelos mesmos meios em que divulgou o evento.

Não tem como você adivinhar que não vai rolar mais, não é mesmo?

Eles levam o dinheiro lá em casa?

Não né, amado. Você tem que correr atrás dos seus direitos também. A lei diz que você tem 30 dias após o cancelamento para solicitar o reembolso do que foi pago no ingresso.

Após essa solicitação, eles têm que te devolver o dinheiro imediatamente, incluindo taxas de serviços cobradas no pagamento com cartões.

Se o ingresso foi pago em dinheiro, seu reembolso vai ser em dinheiro. Se foi no cartão de crédito, o valor vai ser estornado. É assim que funciona a vida.

Não achei os organizadores do evento cancelado!

Pode crer, acontece. Mas a boa notícia é que você pode cobrar esse reembolso de qualquer empresa envolvida no evento cancelado: artistas, produtores, empresários e até do ponto de venda.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, todo mundo é responsável por essa bagunça.

Tão dizendo que não é com eles

A organização também pode dizer que não teve culpa do cancelamento. Vai ver o artista deu para trás, passou um furacão, começou o apocalipse zumbi, a mãe proibiu. Essas coisas que não dão para controlar.

Nesses casos, a gente pergunta: se a organização do evento cancelado não tem culpa, que culpa pode ter você? Não tem essa. Se cancelou, cancelou. Você pode pegar seu dinheiro de volta.

“Querem pagar não, Tix2u”

Tudo bem, você ainda pode procurar os órgãos de defesa do consumidor. No Procon mais próximo ou no Juizado Especial, vai ter gente instruída para te ajudar a entender seus direitos e dizer como deve agir dali para frente.

Chama o Moro

Se está complicado demais, você já gastou tempo e dinheiro tentando conseguir esse reembolso, só se estressa, ninguém te ajuda e ainda trata mal, pode ser hora de buscar a Justiça.

Para isso, vai precisar procurar um advogado e entrar com um processo contra o pessoal do evento cancelado.

Judicialmente, você pode, inclusive, pedir que eles reembolsem outros valores de prejuízo, tipo passagens e hospedagem que você precisou fechar para poder ir ao evento.

Dependendo do caso, pode pedir também uma indenização por danos morais. Por isso, é legal guardar todo tipo de conversa comprovando que você tentou negociar.

Adiaram o evento para o dia do niver do vovozinho!

Quando o evento é adiado, e não cancelado, a regra é a mesma - você pode pedir seu dinheiro de volta. Afinal, não é obrigado a comparecer a um evento na data que a organização escolher.

Em outras palavras, se mudaram o dia e ficou ruim para você, melhor ir ao aniversário do vovô e ainda um comprar presente com o money do reembolso. Olha, que ótimo.

Gostei Não gostei Contato Compartilhar

Deixe uma mensagem que responderemos em breve.

ENVIAR FECHAR

Que bom que você gostou. Quer deixar alguma mensagem?

Que pena que você não gostou. Deixe uma mensagem para que possamos melhorar sempre?

ENVIAR FECHAR